LINHA DO TEMPO


1929
A Lojas Americanas é inaugurada em Niterói, no Rio de Janeiro, por John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, norte-americanos de nascimento, sob o slogan “Nada além de dois mil réis.
2010
A Companhia inaugurou 70 lojas, atingindo o número máximo de lojas novas previstas para aquele ano (entre 60 e 70 lojas). Já a B2W continuou sua expansão internacional, com a Ingresso.com chegando a cinemas da Argentina e do Chile.
2009
A Lojas Americanas comemorou seu 80º aniversário com o lançamento do programa "Sempre Mais Brasil", plano que prevê a inauguração de 400 novas lojas até 2013. Também nesse ano, a B2W iniciou sua expansão internacional, via Ingresso.com, que passou a atender salas de cinema no México.
2011
Foram inauguradas 90 novas lojas, um novo recorde para a Companhia. Nesse mesmo ano, ela realizou o maior investimento da sua história, participando com R$ 644 milhões no aumento de capital realizado pela B2W e investindo R$350 milhões na Lojas Americanas, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica.
2012
No terceiro ano do programa "Sempre Mais Brasil", a Companhia inaugurou mais 111 lojas, ampliando sua presença para 254 cidades em todo o País, totalizando 25 estados mais o Distrito Federal. Também neste ano foi anunciado o fim da parceria entre a Lojas Americanas e o Itaú para oferta, distribuição e comercialização de produtos e serviços financeiros.
1940
A empresa promove abertura de seu capital e se torna uma sociedade anônima.
1982
Sócios do Banco Garantia na época assumem o controle da empresa.
1994
É formada a Wal-Mart Brasil S.A., joint venture que une Lojas Americanas S.A. e Wal-Mart Store Inc. – uma das maiores cadeias mundiais de varejo, com sede nos Estados Unidos.
1997
A administração da Lojas Americanas decide pela venda total da participação de 40% na Wal-Mart Brasil S. A. para a Wal-Mart Store Inc. A decisão tem como objetivo a concentração de todos os recursos organizacionais e financeiros da Companhia com foco no seu próprio negócio.
1998
Venda das 23 lojas de supermercado e concentração de investimentos em tecnologia e logística.
1999
Aprovada a segregação das atividades imobiliárias e de participações exercidas pela São Carlos Empreendimentos das atividades de varejo de Lojas Americanas. No mesmo ano, é fundada a Americanas.com.
2000
Aumento do capital da Americanas.com por meio da subscrição de novas ações. Estas ações corresponderam a uma participação de 33% do capital social da Americanas.com e foram negociadas no valor de US$ 40 milhões.
2001
Lojas Americanas atinge novos patamares de resultados, registrando lucro líquido de R$ 57,1 milhões e margem EBITDA de 6,2%.
2002
Lojas Americanas supera as metas estabelecidas, registrando margem EBITDA de 9,1% e lucro líquido de R$ 103,1 milhões. Americanas.com atinge o ponto de equilíbrio (break even point). A distribuição de dividendos alcança a cifra de R$ 89,2 milhões.
2003
Aceleração do programa de expansão de lojas com a inauguração de 16 novos pontos-de-venda. Inauguração da Americanas Express, que segue o conceito de lojas menores, com oferta de produtos mais selecionados. Lucro líquido de R$ 115,9 milhões e um novo recorde na margem EBITDA de 11,2%.
2004
O ano do crescimento orgânico. Foi aberto um número recorde de lojas, 35 no total e cinco delas no modelo Express. Inaugurado o Centro de Distribuição em São Paulo, que aumentou a capacidade de armazenamento, transporte e abastecimento em 50%. Americanas.com cresce as vendas em 62% em relação a 2003. A margem EBITDA consolidada atinge 12,1%.
2005
Um ano de importantes realizações para maximizar o valor da Lojas Americanas: foram inauguradas 37 novas lojas, foi adquirido o canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime e foi realizada uma joint venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas Itaú – FAI, ou Americanas Taií. A margem EBITDA manteve-se no patamar de 12% e o lucro líquido foi de R$ 176,1 milhões, o maior dos últimos anos.
2006
Em 2006, dando continuidade aos nossos Sonhos para a geração de valor de Lojas Americanas S.A., prosseguimos com a nossa expansão orgânica inaugurando 45 novas lojas e criamos uma nova empresa, a B2W – Companhia Global do Varejo, produto da fusão entre a Americanas.com e o Submarino.
2007
Foi anunciada pela Companhia a aquisição da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil –, o que possibilitou o acréscimo de 127 lojas à sua rede. Ao longo do ano, a Lojas Americanas reformou 107 lojas da BWU e ainda inaugurou 50 novas lojas.
2008
Com o objetivo de gerar valor para os acionistas, a Lojas Americanas inaugurou, em 2008, um total de 58 lojas e reformou e ampliou seus 3 centros de distribuição, localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE, visando à melhoria da sua operação logística e ao aumento da sua capacidade.


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