LOJAS AMERICANAS S.A.
Companhia Aberta
CNPJ/MF. 33.014.556.0001/96
NIRE Nº 3330002817-0
FATO RELEVANTE
Em cumprimento ao disposto no § 4°, do artigo 157,da Lei nº 6.404/76, e da Instrução CVM nº 358/02, a LOJAS AMERICANAS S.A. (“Companhia”) vem a público divulgar o seguinte FATO RELEVANTE:
O Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada em 22 de junho de 2007, deliberou submeter à Assembléia Geral Extraordinária a seguinte proposta:
GRUPAMENTO DE AÇÕES:
Nos termos do art. 12 da Lei nº 6.404/76, a totalidade das Ações representativas do capital social da Companhia será grupada na proporção de 100 (cem) Ações para 1 (uma) Ação da mesma espécie e classe.
(i) Objetivos
O grupamento tem por objetivo: (a) reduzir custos administrativos e operacionais para a Companhia e seus Acionistas; (b) melhorar a eficiência dos sistemas de registros, controles e divulgação de informações; (c) conferir melhor visibilidade às cotações das Ações representativas do capital social da Companhia no mercado, através da adoção da negociação por unidade de Ação; e (d) reduzir as possibilidades de erros de informação e comunicação, melhorando o atendimento aos Acionistas da Companhia;
(ii) Aviso aos Acionistas
Caso a operação seja aprovada pela Assembléia Geral Extraordinária, a Companhia deverá publicar Aviso aos Acionistas (“Aviso”) estabelecendo o período a contar da data de publicação do Aviso, para que os Acionistas, a seu livre e exclusivo critério, possam ajustar suas posições de Ações, por espécies e classes, em lotes múltiplos de 100 (cem), mediante negociação na BOVESPA;
(iii) Compra e Venda de Frações de Ações
Os Acionistas poderão efetuar as transações de compra e venda, para ajuste de suas posições, por meio das sociedades corretoras autorizadas a operar na BOVESPA.
(iv) Cotação Unitária
Transcorrido o prazo estabelecido para o ajuste por parte dos Acionistas, as Ações representativas do capital social da Companhia passarão a ser negociadas exclusivamente grupadas e com cotação unitária.
(v) Venda de Frações de Ações
As eventuais frações de Ações resultantes do grupamento serão separadas, agrupadas em números inteiros, e vendidas na BOVESPA, sendo os valores resultantes da alienação disponibilizados em nome do respectivo Acionista, após a liquidação financeira final da venda, da seguinte forma: (a) os correntistas do Banco Bradesco S.A. ou de outros bancos que comunicaram essa condição à Instituição Financeira Depositária, terão o correspondente valor creditado diretamente em sua conta-corrente; (b) os acionistas não correntistas receberão, via postal ( no endereço constante dos registros da Instituição Financeira Depositária), formulário apropriado para se habilitarem ao recebimento dos valores resultantes da alienação. Na hipótese de o acionista não receber até 60 dias após a AGE, o Aviso de Crédito em conta corrente ou o Aviso para Recebimento, deverá dirigir-se a uma Agência Bradesco para recebimento do crédito; (c) o valor correspondente aos Acionistas custodiados na CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia será creditado diretamente àquela companhia, que se encarregará de repassá-lo aos Acionistas através das corretoras de valores depositantes; e (d) para os Acionistas cujas Ações encontram-se bloqueadas ou com o cadastro desatualizado, o valor será depositado pela Companhia no Banco Bradesco S/A e mantido à disposição do respectivo Acionista para pagamento, exclusivamente mediante apresentação de documentação comprobatória de desbloqueio ou de identificação, conforme o caso.
ALTERAÇÕES NO CAPITAL SOCIAL:
Com a operação de grupamento de Ações, o capital social da Companhia passará a ser representado por 281.689.106 Ações Ordinárias e 472.455.268 Ações Preferenciais.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Eventuais dúvidas relativamente à operação de Grupamento de Ações poderão ser sanadas através do seguinte telefone: 21 2206-6675 com Departamento de ações.
Rio de Janeiro, 22 de junho de 2007
Roberto Martins
Diretor de Relações com Investidores














