O Universo Americanas consiste na poderosa combinação de múltiplas plataformas de negócio, concebidas com o ambicioso propósito de oferecer“Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar” aos clientes. 

Nosso Universo conta com uma extensa plataforma física, com capilaridade única e múltiplos formatos de lojas, uma robusta plataforma digital, por meio da B2W Digital, com múltiplas marcas e soluções tecnológicas, e um motor de inovação, por meio da IF – Inovação e Futuro, que busca incubar novos negócios, desenvolver soluções disruptivas e potencializar as diversas iniciativas existentes.


No Universo Americanas, as plataformas física, digital e de inovação são interdependentes e complementares entre si. Todas as iniciativas são implementadas de forma a potencializar a sinergia entre as frentes de negócio e oferecer ao cliente o melhor serviço. Com a integração cada vez mais intensa entre as plataformas, maior capilaridade e inserção digital no País, a Companhia acredita que estará cada vez mais relevante no dia a dia de nossos clientes, oferecendo Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar.”

  • 1929

    Inauguração da primeira Lojas Americanas, em Niterói-RJ, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Boger. Sob o slogan “Nada além de dois mil réis”, outras 3 lojas foram inauguradas ao longo do ano.

  • 1940

    A empresa promove a abertura de seu capital com um IPO na bolsa de valores.

  • 1982

    Os sócios do então Banco Garantia, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, assumem o controle da Companhia.

  • 1999

    Criação do site americanas.com, dando inicio às operações de e-commerce. Além disso, o ano marcou a centralização da logística, com a inauguração do 1º centro de distribuição em Itapevi-SP.

  • 2003

    Inauguração de um novo modelo de loja física, a Americanas Express.

  • 2005

    Aquisição das operações do canal de TV e do site do Shoptime.

  • 2006

    Criação da B2W Digital, plataforma digital do Universo Americanas, através da fusão da americanas.com e Submarino.

  • 2007

    Aquisição da BWU, empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil, adicionando 127 lojas físicas à rede.

  • 2009

    A Companhia Celebra seu 80º aniversário lançando o programa “Sempre Mais Brasil” com o ousado objetivo de abrir 400 lojas até 2013, dobrando tanto o número de lojas como o número de cidades presentes.

  • 2011

    Lançamento do site SouBarato, o outlet da americanas.com.

  • 2013

    Lançamento da operação de Marketplace, inicialmente no site da americanas.com.

  • 2014

    Aquisição da transportadora Direct Express, especializada em entregas de e-commerce

  • 2015

    Início do segundo plano de expansão: “85 Anos em 5 – Somos Mais Brasil”, com o objetivo de inaugurar 800 novas lojas em até 2019.

  • 2016

    Lançamento do modelo de conveniência com a inauguração da 1ª loja no Rio de Janeiro. Posteriormente, o formato de lojas ganhou a marca própria Local.

  • 2017

    B2W finaliza um ciclo de investimentos que totalizou a aquisição de mais de 10 empresas de tecnologia e logística, construindo a mais completa plataforma de e-commerce no Brasil. Em 2017, tem início um plano estratégico de transição do modelo de negócios com foco no crescimento do marketplace e geração de caixa.

  • 2018

    Em 2018 são criadas a IF – Inovação e Futuro, visando construir negócios disruptivos e potencializar diversas iniciativas do Universo Americanas, e a LET’S, plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição de LASA e B2W. No mesmo ano, é lançada a Ame Digital.

  • 2019

    Conclusão dos planos de investimentos das plataformas física e digital e anúncio de um novo ciclo de crescimento durante o Investor Day.19.