LAME 4
R$ 26,13 +0,93%
LAME 3
R$ 22,95 +0,22%
IBOVESPA
−0,24%
En
  • Compartilhar

Universo Americanas

A Americanas desenvolveu, ao longo do tempo, diferentes frentes de negócio que se transformaram em poderosas plataformas, concebidas em uma abordagem única na forma de melhor atender os clientes. Combinadas, as plataformas física, digital e o motor de inovação, constituem o Universo Americanas.

Com essa configuração única, o Universo Americanas conta com três diferentes horizontes de crescimento.

                                                                                               

   

                    

O Horizonte 1, caracterizado por forte geração de caixa, crescimento contínuo e melhorias contínuas, é baseado nas operações da plataforma física. O horizonte 2 é representado pelas as operações da plataforma digital, sendo caracterizado por crescimento acelerado com inovações incrementais. Já o horizonte 3, capitaneado pela IF – Inovação e Futuro, representa o crescimento futuro do Universo Americanas, sendo caracterizado pela aposta em novos negócios e inovações disruptivas.

Plataforma Física

A plataforma física conta com cinco formatos de lojas: Tradicionais, Express, Conveniência, Digital e Ame Go. A complementariedade no portfolio de lojas permite a Companhia endereçar as diferentes jornadas do consumidor e estar presente em múltiplas localidades, sendo cada vez mais relevante no dia a dia de nossos clientes.

 

O formato Tradicional conta com lojas amplas, uma área de venda média de 1.000 metros quadrados, sortimento de até 60 mil itens e abastecimento automático do estoque. São mais de 45 departamentos, como utilidades domésticas, brinquedos, games, bombonière, perfumaria, papelaria, eletroeletrônicos, higiene pessoal, vestuário entre outros.

 

 

O formato Express apresenta um sortimento adequado às características e demandas dos locais e ao perfil do consumidor, que tem à mão produtos de conveniência no bairro onde mora ou perto do trabalho. Este modelo oferta até 15 mil itens cuidadosamente selecionados, o espaço de vendas conta em média com 400 metros quadrados e a logística just in time.

O formato de conveniência, sob a marca local, conta com uma área de vendas média de 100 m², reposição diária de estoque e 80% do mix de produtos voltados para conveniência alimentar e sortimento de até 3.000 itens.

A Ame Go, é um formato de loja autônoma, com tecnologia exclusiva no Brasil. Conta com uma área de vendas média de 50 m² e sortimento voltado para conveniência, permitindo compras ágeis sem filas ou checkouts.

A Americanas Digital é o mais recente formato de loja da Companhia. Conta com uma área média de 70m², cerca de 70% do sortimento composto por eletroeletrônicos. A loja também funciona como um Hub de serviços, com a oferta de crédito, seguros, venda assistida e as soluções O2O.

Plataforma Digital

A plataforma digital foi constituída com a criação da B2W Digital, que é líder em e-commerce na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços. A Lojas Americanas é a acionista controladora da B2W Digital, com participação de 61,42% atualmente. As ações da Companhia são negociadas por meio do código BTOW3 na B3, no segmento Novo Mercado, que possui o mais alto índice de Governança Corporativa do Brasil. A B2W possui as maiores e mais queridas marcas da internet, uma operação de marketplace em rápido crescimento, além de oferecer serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e pagamentos.

A maior loja. Os menores preços

A Americanas.com é a maior loja online brasileira com milhões de produtos disponíveis em mais de 40 categorias. Eleita pelos clientes como a nº 1 em atendimento e loja mais querida da internet, a Americanas.com oferece a melhor experiência de compra e diversas opções de entrega aos clientes. A marca é democrática, inclusiva e presente no dia a dia dos brasileiros. Os clientes podem comprar pelo site, app ou em quiosques instalados nas lojas e receber seus produtos em casa ou nas mais de 1.700 Lojas Americanas, espalhadas por todo o país.

O Submarino é uma marca digital, referência em livros, games, tecnologia e entretenimento. O objetivo da marca é levar a melhor experiência aos clientes, através dos principais assuntos que rolam na internet e os maiores lançamentos a todo momento, sempre com um conteúdo de qualidade e curadorias feitas por quem entende do assunto! Além disso, nosso site e app contam com uma navegação ágil para potencializar nossa experiência de compra e a busca por novos produtos.

O Shoptime é o maior canal de home shopping da América Latina. Especializado na demonstração de produtos ao vivo, está no ar 24 horas todos os dias, levando aos clientes conteúdo e entretenimento. O Shoptime oferece itens exclusivos e soluções práticas para o dia a dia com suas marcas próprias Casa & Conforto (cama, mesa e banho), Fun Kitchen (eletroportáteis), La Cuisine (utilidades domésticas) e Life Zone (esporte e lazer).

O Sou Barato, outlet da Americanas.com, oferece produtos reembalados (que foram devolvidos por outro cliente e/ou tiveram a embalagem original danificada durante o processo de distribuição), produtos usados (que são testados, reconfigurados e higienizados para que estejam em perfeito funcionamento) e novos. Todos os produtos vendidos possuem garantia. São mais de 22 mil produtos, divididos entre 20 departamentos, com descontos que chegam a 60%.

Motor de Inovação

A IF – Inovação e Futuro, é o motor de invação do Universo Americanas. Foi criada em 2018 diante do contexto de transformação acelerada dos mundos físico e digital, com o objetivo de capturar as oportunidades geradas por esse novo ambiente de negócios fora das operações de Lojas Americanas e B2W Digital. A IF nasceu com a missão de construir negócios disruptivos e potencializar diversas iniciativas das Companhias. As principais verticais de atuação da IF são: incubar novos negócios, acelerar iniciativas já existentes, investir em startups (venture capital), e prospectar novas oportunidades, incluindo operações de M&A.

A Ame é a fintech e plataforma mobile de negócios (produtos financeiros e serviços diversos) do Universo Americanas. A plataforma vem ganhando forte tração na Lojas Americanas e na B2W, superando todas as expectativas iniciais. Ame possui uma funcionalidade chave (cashback) que faz com que os clientes comprem com mais frequência e tíquetes maiores, gerando maior spending.

A LET´S – Logística e Distribuição é uma plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Lojas Americanas e da B2W, que tem o objetivo de otimizar as operações das companhias por meio de um modelo flexível de fulfillment. Dentre as diversas iniciativas capitaneadas pela LET’S, estão as iniciativas O2O (online-to-offline), que promovem a integração do mundo físico com o online, oferecendo aos clientes soluções ágeis e eficazes que contemplam todas suas jornadas de compra.