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Conselho de Administração

O Conselho de Administração deve ser composto por 3 a 10 membros eleitos pela Assembléia Geral para um período de 2 anos com direito à reeleição. O Presidente do Conselho é escolhido entre os Conselheiros eleitos, sendo que todos deverão ser acionistas e residentes no Brasil. O Conselho de Administração tem as atribuições que lhe são conferidas por Lei e pelo estatuto social, competindo-lhe ainda: eleger e destituir os Diretores, fixando atribuições e critérios de substituição; determinar a distribuição da remuneração fixada pela Assembléia Geral para seus membros e Diretores; deliberar sobre a emissão de ações e bônus de subscrição e notas promissórias comerciais.

Atualmente, a Companhia conta com 7 membros no Conselho de Administração, dos quais 3 são independentes. A composição atual do Conselho é apresentada na tabela abaixo:

Membros do Conselho de Administração Posição
Carlos Alberto da Veiga Sicupira Presidente
Claudio Moniz Barreto Garcia Conselheiro (Efetivo)
Eduardo Saggioro Garcia Conselheiro (Efetivo)
Paulo Alberto Lemann Conselheiro (Efetivo)
Paulo Veiga Ferraz Pereira Conselheiro Independente (Efetivo)
Sidney Victor da Costa Breyer Conselheiro Independente (Efetivo)
Vanessa Claro Lopes Conselheiro Independente (Efetivo)

 

Visualizar o regimento Interno do Conselho de Administração e dos Comitês

Comitês Especializados do Conselho de Administração

Para melhor desempenho de suas funções, o Conselho de Administração poderá, a seu critério, criar comitês ou grupos de trabalho com objetivos definidos.

Os Comitês deverão apresentar as matérias por eles examinadas, bem como sua recomendação, ao Conselho de Administração e se reunirão ordinariamente na sede social da Companhia pelo menos uma vez por trimestre, ou, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente, por meio de carta, telegrama, e-mail ou pessoalmente.

Os Comitês serão compostos por, no mínimo, 3 e, no máximo, 4 membros, escolhidos pelo Conselho de Administração, que também indicará dentre os membros um Presidente do Comitê. Os membros do Comitê poderão ser membros do Conselho de Administração ou terceiros que não sejam administradores ou associados (especialistas ou outras pessoas cuja contribuição seja útil ao desempenho dos trabalhos do Comitê).

 

  1. Comitê de Finanças
    O Comitê de Finanças tem por objetivo principal informar e aconselhar o Conselho de Administração em relação a todas as decisões envolvendo as políticas financeiras da Companhia, garantindo que a Companhia sempre cumpra suas obrigações, políticas e responsabilidades financeiras.
  2. Comitê de Gente e Remuneração
    O Comitê de Gente e Remuneração tem por objetivo principal informar o Conselho de Administração em relação a todas as decisões envolvendo as políticas de gente e remuneração da Companhia, garantindo (i) que os membros do Conselho de Administração da Diretoria e todos os associados tenham incentivos para alcançar resultados excepcionais, sendo recompensados adequadamente, (ii) a aplicação correta e eficiente da cultura da Companhia que preza o aprimoramento constante e a meritocracia, e garante o alinhamento dos interesses dos associados e dos acionistas; e (iii) que a Companhia consiga atrair, captar, reter e desenvolver os melhores profissionais e líderes, garantindo a sucessão de seus principais executivos.
  3. Comitê Digital
    O Comitê Digital tem por objetivo principal assessorar o Conselho de Administração no cumprimento de suas responsabilidades de supervisão digital nas áreas de tecnologia e da tecnologia envolvida no comércio por meio da internet, televisão, telefonia móvel, diretamente ao consumidor assim como canais emergentes.
  4. Comitê de Sustentabilidade
    O Comitê de Sustentabilidade foi formalizado pelo Conselho de Administração em 2010 e contribui para a definição das melhores práticas de gestão, com base na busca do equilíbrio entre os pilares econômico, ambiental e social, além de fomentar o engajamento de todos os associados aos temas de Sustentabilidade.
    O Comitê é multidisciplinar, formado por representantes de diversas áreas da Companhia.
    Com encontros semanais, o Comitê busca discutir, planejar e implementar ações que promovam o desenvolvimento sustentável da Companhia, tendo sempre como base as necessidades das partes interessadas.
  5. Comitê de Auditoria
    O Comitê de Auditoria é um órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, de caráter permanente, submetido à legislação e à regulamentação aplicável. Compete ao Comitê: (i) Opinar sobre a contratação e a destituição do auditor independente para a elaboração de auditoria e avaliar a sua independência; (ii) Auxiliar à administração na revisão das DFs trimestrais e anuais, bem como no processo de revisão dos controles internos e partes relacionadas; (iii) Colaborar na avaliação de risco das Companhias; e (iv) Elaborar relatório anual de suas atividades e das conclusões alcançadas.
  6. Comitê Ame
    O Comitê Ame tem por objetivo principal assessorar o Conselho de Administração no cumprimento de suas responsabilidades de supervisão relacionadas ao negócio Ame Digital – plataforma mobile de produtos e serviços financeiros.

Diretoria

A Diretoria deve ser composta por 2 a 14 Diretores, sendo um designado Diretor Superintendente, eleitos pelo Conselho de Administração pelo período de 1 ano com direito à reeleição. Os Diretores deverão ser pessoas naturais, residentes no país e acionistas da empresa. A diretoria funciona como órgão colegiado nas deliberações sobre todas as matérias que tenham que ser submetidas ao Conselho de Administração.

Atualmente, a Companhia possui 12 membros na Diretoria, os quais são apresentados na tabela abaixo.

Membros da Diretoria Posição
Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez Diretor Superintendente
Carlos Eduardo Rosalba Padilha Diretor de Relações com Investidores
Andrea Silva Barra  Diretora
Anna Christina Ramos Saicali  Diretora
Celso Alves Ferreira Louro Diretor
João Guerra Duarte Neto Diretor
José Timótheo de Barros Diretor
Marcelo Pinto  Diretor
Marcio Cruz Meirelles  Diretor
Maria Christina Ferreira Nascimento Diretora
Milena de Andrade Sacramento  Diretora
Welington de Almeida Souza Diretor

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal tem funcionamento não permanente e é composto por até 5 membros efetivos e até 5 membros suplentes, possuem os poderes e atribuições que a Lei confere e observados os preceitos legais relativos a requisitos, impedimentos, remuneração, composição, instalação, funcionamento, deveres e responsabilidades.

Atualmente, a Companhia conta com 3 membros efetivos e 3 membros suplentes, indicados na tabela abaixo.

Membros do Conselho Fiscal Posição
Ricardo Scalzo Conselheiro Efetivo (Indicado por Preferencialistas)
Marcio Luciano Mancini Conselheiro Efetivo (Indicado por Ordinaristas)
 Vicente Antonio de Castro Ferreira Conselheiro Efetivo
Carlos Alberto de Souza Conselheiro Suplente
 Pedro Carvalho de Mello Conselheiro Suplente
André Amaral de Castro Leal Conselheiro Suplente

 

Assembleia Geral

A Assembleia Geral Ordinária é anual e deverá ocorrer nos 4 primeiros meses seguintes ao término do exercício social e a Assembleia Geral Extraordinária será convocada sempre que a Lei e os interesses sociais exigirem a manifestação dos acionistas.

Exercício Social

De 1 de janeiro a 31 de dezembro.