Conselho de Administração

Segundo o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração é composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 10 (dez) conselheiros com mandato de 2 anos eleitos na Assembléia Geral Ordinária (“AGO”) e com direito à reeleição. O Presidente do Conselho é escolhido entre os Conselheiros eleitos, sendo que todos deverão ser acionistas e residentes no Brasil.
O Conselho de Administração tem as atribuições que lhe são conferidas por Lei e pelo Estatuto Social. Também é de competência do Conselho: (i) eleger e destituir os Diretores, fixando atribuições e critérios de substituição; (ii) determinar a distribuição da remuneração fixada pela Assembléia Geral para seus membros e Diretores; (iii) deliberar sobre a emissão de ações e bônus de subscrição e notas promissórias comerciais; (iv) Manifestar-se a respeito de reorganizações societárias, aumentos de capital e outras transações que impliquem na mudança do controle.
O regulamento da listagem no Nível I requer que o conselho tenha, no mínimo 3 conselheiros, com mandato unificado de 2 até anos. Atualmente, a Americanas possui 7 (sete) membros no conselho, dos quais 3 (três) são independentes, atingindo a marca de 43% de independência do conselho.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Eduardo Saggioro Garcia Presidente AGO 2020 AGO 2022

Presidente do Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A. desde outubro de 2020. Presidente do Conselho de Administração da americanas sa. Sócio e fundador da Visagio. Atuou nos últimos anos como Membro do Conselho de Administração de Companhias como: Casas Pedro, Equatorial Energia e CVC. Conselheiro estatutário da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. e como Diretor em empresas como a Silkim Participações S.A. e Braco S.A.

Carlos Alberto da Veiga Sicupira Conselheiro (Efetivo) AGO 2020 AGO 2022

Atuação em Lojas Americanas S.A como CEO de 1983 a 1991 e como membro do Conselho de Administração até os dias atuais. Membro do Conselho de Administração, Presidente do Comitê Ame e membro do Comitê Gente&Sustentabilidade da americanas sa. Foi sócio do Banco Garantia de 1976 a 1998. Sócio-controlador da AB Inbev, onde atuou como membro do Conselho de Administração até 2019. Co-fundador e sócio da GP investimentos de 1993 a 2004. Atuou nos últimos anos como membro dos Conselhos de Administração do RBI Inc. e da 3G Capital. Atua também em organizações do Terceiro Setor, como Fundação Brava e Fundação Estudar.

Paulo Alberto Lemann Conselheiro (Efetivo) AGO 2020 AGO 2022

Membro do Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A desde abril de 2005, onde também atua como especialista financeiro nos Comitês Financeiro e de Gente&Sustentabilidade. Trabalhou na Andersen Consulting, Banco Marka e na Dynamo Asset. Em 2005, fundou a Pollux Capital. É membro do Conselho da AB Inbev. É um dos fundadores e presidente da Vectis Partners e também um dos fundadores da Vitreo, gestora digital de investimentos. No Terceiro Setor, atua na Fundação Lemann desde 2003 e na Nova Escola desde 2016.

Claudio Moniz Barreto Garcia Conselheiro (Efetivo) AGO 2020 AGO 2022

Membro do Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A. desde maio de 2018. Membro do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Gente&Sustentabilidade e membro do Comitê Digital&Clientes da americanas sa. Iniciou a carreira na Ambev como trainee em 1991. Atuou em várias posições nas áreas Financeira, Operações e na Diretoria de Tecnologia e Serviços Compartilhados. Na Anheuser-Busch Inbev foi Diretor de Gente e Tecnologia e em 2019, tornou se membro do conselho da AB Inbev. Co-fundador da Garcia Family Foundation, atuando nas áreas de Cultura e Educação.

Cristina Artimonte Farjallat Conselheira Independente (Efetivo) 10/06/2021 AGO 2022

Membro Independente do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Lojas Americanas S.A.. Mais de 20 anos de experiência profissional, com perfil voltado para transformação e inovação.  Possui experiência em consumo atuando na área de produção da P&G, management consulting na Mckinsey e como Diretora de Unidade de Negócios da Hypermarcas. Também atuou como empreendedora e investidora na Tiena, empresa de perfurmes e comésticos, antes de migrar para o mundo digital, onde atuou no Mercado Livre, como líder da operação de Marketplace no Brasil e CMO do eCommerce e da Fintech do grupo no país. Atualmente atua como Regional Director (Scaled Business) para América Latina no Facebook.

Paulo Veiga Ferraz Pereira Conselheiro Independente (Efetivo) AGO 2020 AGO 2022

Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A. desde abril de 2018 e Presidente do Comitê de Auditoria. Atuou como presidente e CEO do Banerj, em seu processo de privatização. Atuou no grupo Bozano sendo Diretor e Vice-Presidente em diversas funções nas empresas financeiras do grupo e como Presidente da Companhia Bozano (holding diversificada). Membro do Conselho consultivo da Holcim Brasil, do Conselho de Administração da Rionegócios e do Conselho de Administração da Tamboro, start up na área de educação. Também possui experiências nas áreas pública e social, tendo atuado como Conselheiro em organizações como Cruzada Menor e Associação Vencer.

Fiamma Orlando Zarife Conselheira Independente (Efetivo) 10/06/2021 AGO 2022

Membro Independente do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Lojas Americanas S.A.. Mais de 20 anos de experiência profissional nos setores Digital, Telecom, Tecnologia e Advertising, atuando em frentes como estratégia, vendas e financeiro. Iniciou sua carreira na Petrobras e passou pelo Banco Boavista, antes de migrar para o setor de Telecom, onde trabalhou na ATL, Timnet.com e na Oi, onde foi responsável por comunicação e desenvolvimento de conteúdo (vídeo, música, games entre outros). Atuou como Head de serviços agregados na Claro e liderou o processo de desenvolvimento de produtos em convergência com outras empresas do grupo (Net e Embratel). Atuou como líder da área de conteúdo e serviços da Samsung. Atuou em diversas posições no Twitter, onde é country manager da operação no Brasil desde 2017.

Conselho Fiscal

O Estatuto Social das Lojas Americanas prevê o estabelecimento de um Conselho Fiscal, de funcionamento não permanente, composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros e número igual de suplentes. O Conselho Fiscal foi instalado na Assembleia Geral realizada em 30/04/2021, os conselheiros eleitos terão um mandado de 1 (um) ano.
As atribuições do Conselho Fiscal são definidas pela Lei das Sociedades por Ações. Dentre as competências do conselho, destacam-se: (i) Fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários; (ii) Opinar sobre o relatório anual da administração; (iii) Analisar os balancetes e demais demonstrações financeiras da Companhia; (iv) Opinar a respeito das propostas da administração a serem submetidas às Assembléias Gerais relativas a modificações no capital social, emissão de títulos de dívida, planos de investimento, fusão ou cisão; (v) Denunciar fraudes ou crimes que averiguarem e propor providências à Companhia.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Vicente Antonio de Castro Ferreira Conselheiro Efetivo 30/04/2021 AGO 2022

Doutor em Economia (IE/UFRJ), Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Administração pela UFRJ, Bacharel em Administração, Professor da área de Controle Gerencial e Finanças do COPPEAD. Desenvolve pesquisa nas áreas de Avaliação de Desempenho Empresarial e Ecossistemas de Inovação. Foi Diretor do Instituto COPPEAD de Administração. Atualmente é Coordenador dos cursos COPPEAD Finanças e MBA Executivo do COPPEAD, além de Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ

Ricardo Scalzo Conselheiro Efetivo (Indicado por preferencialistas) 30/04/2021 AGO 2022

Licenciado em Física pela UFRJ desde 1974, ingressou nesse mesmo ano na Arthur Andersen S&C, onde ao longo de 8 anos, exerceu cargos de assistente de auditoria e gerente de auditoria e consultoria financeira, realizando trabalhos de auditoria e consultoria em empresas de ramos de atividade e portes diversificados. Em 1982, foi convidado a trabalhar no Banco de Investimentos Garantia S.A com a missão de implantar e gerenciar a área de auditoria e controle corporativo, participando também na consecução de diversas transações de natureza corporativa e societária. Atualmente, é consultor independente e conselheiro fiscal certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC em 2009. Atua como membro titular do conselho fiscal das seguintes empresas: Lojas Americanas S.A (desde o primeiro ano de implantação do conselho em 1999 até 2019), Tecnisa S.A. (2007 a 2019); Kroton Educacional S.A(2011 a 2019), Maringá Mineração S.A (2013 a 2019, São Carlos Participações S.A(2013 e 2019) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A (2019-suplente)

Márcio Luciano Mancini Conselheiro Efetivo (Indicado por ordinaristas) 30/04/2021 AGO 2022

Gestor do Nuevo Sumatra Fundo de Investimento em Ações desde 2005. Atual conselheiro fiscal da Lojas Americanas S.A. e Unipar Carbocloro. Participou do conselhos fiscais de mais de 20 empresas ao longo dos últimos 15 anos (AES Eletropaulo, Copel, Contax, Duratex, Fosfertil, Acesita, Comgas, Lojas Renner, AES Tiete entre outras). Buy Side Equity Analyst na Hedging Griffo Asset Management de 1997 a 2002. Graduado em Administracao de Empresa pela Fundacao Getulio Vargas / SP.

Carlos Alberto de Souza Conselheiro Suplente 30/04/2021 AGO 2022

Experiência profissional: Nos últimos 5 anos atuou como: (i) Membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia; (ii) Superintendente de Controladoria da Companhia; e (iii) Sócio da Matos & Deluca Consultoria desde 2010. Atualmente atua como: (i) Conselheiro Fiscal (Suplente) da Companhia e; (ii) Membro Efetivo do Conselho Fiscal da B2W – Companhia Digital.

Pedro Carvalho de Mello Conselheiro Suplente 30/04/2021 AGO 2022

Experiência profissional: Nos últimos 5 anos atuou como (i) Membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia; (ii) Professor sênior de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP); (iii) Coordenador da área internacional do FGV/IDE; (iv) Coordenador do Programa FGV CEO no FGV IDE (Fundação Getulio Vargas); (v) Professor da ESAGS – Escola de Economia; (vi) Diretor do Centro Europeu de Pesquisas e Estudos (CEPE) da ESAGS; (vii) Membro fundador da CLAAF (Latin American Shadow Financial Committee); e (viii) Professor de “Managerial Economics” da Business School/Ohio University, no MBA Pleno FGV. Atualmente é: (i) Conselheiro Fiscal (Suplente) da Companhia e; (ii) Membro Efetivo Independente do Conselho Fiscal da B2W – Companhia Digital.

André Amaral de Castro Leal Conselheiro Suplente 30/04/2021 AGO 2022

Experiência profissional: Nos últimos 5 anos atuou na Leal Investimentos, sociedade de investimentos; e (ii) na Turim Investimentos, sociedade de investimentos. Atualmente é Conselheiro Fiscal (Suplente) da Companhia.

Diretoria

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria é composta por no mínimo 2 (dois) e no máximo 14 (quatorze) Diretores, sendo um designado Diretor Presidente, um Diretor Superintendente e os demais sem designação especial, eleitos pelo Conselho de Administração para período de 1 ano com direito à reeleição. Os Diretores deverão ser pessoas naturais, residentes no país e acionistas da empresa.

A Diretoria atua como órgão colegiado nas deliberações sobre todas as matérias que devem ser submetidas ao Conselho de Administração, como por exemplo, Relatório Anual e as Demonstrações Financeiras, Balancetes Mensais, propostas de aumento de capital e de distribuição de dividendos, e qualquer decisão de que foge da competência do Diretor.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez Diretor Presidente e Diretor de RI 10/06/2021 10/06/2022

Diretor Presidente da americanas sa. Diretor Presidente do Universo Americanas a partir de setembro de 2020 e membro do Conselho de Administração da B2W Digital desde março de 2007. Foi admitido em Lojas Americanas no ano de 1993 e atuou nas áreas de Operações, Financeira e Logística, tornando-se Diretor Estatuário em 1998 e Diretor Superintendente das Lojas Americanas em 2001, posição que ocupou até agosto de 2020. Antes de ingressar nas Lojas Americanas, trabalhou na Gestão da Produção da Michelin e foi Superintendente de Recursos Humanos e Diretor Técnico da Casa da Moeda do Brasil.

José Timótheo de Barros CEO da Plataforma Física 10/06/2021 10/06/2022

CEO da Plataforma Física e CFO da americanas sa. Ingressou nas Lojas Americanas em 1996 na área de Operações. Em 1997, tornou-se Gerente de Planejamento, função na qual permaneceu até 1999 ao se tornar Gerente de Logística da Americanas.com. Criou a logística da Americanas.com. Conduziu o processo de integração do Shoptime em 2005 e de fusão com o Submarino em 2006. Foi CFO da B2W Digital e da Lojas Americanas. Assumiu a Diretoria de Operações da B2W de 2011 até 2018, quando se tornou o CEO da Let’s, plataforma de logística e distribuição da Lojas Americanas e B2W Digital. Foi Diretor Superintendente da Lojas Americanas até 2021.

Anna Christina Ramos Saicali CEO da Plataforma de Inovação e Fintech 10/06/2021 10/06/2022

CEO da Plataforma de Inovação e Fintech. Fundadora e CEO da Ame Digital desde a sua criação em 2019. Ingressou em 1997, onde atuou nas áreas de Tecnologia e de Gente, tendo como destaques: a estruturação da plataforma tecnológica, a criação da Americanas.com e a implantação do modelo de estrutura organizacional. Foi diretora estatutária de ambas as áreas e CEO da Americanas.com. Responsável pela aquisição do Shoptime em 2005 e pela fusão com o Submarino em 2006, que resultou na criação da B2W Digital em 2007, ficou à frente da empresa como CEO até 2018 e Presidente do Conselho de Administração até 2021.

Marcio Cruz Meirelles CEO da Plataforma Digital 10/06/2021 10/06/2022

CEO da Plataforma Digital. Ingressou nas Lojas Americanas em 1994 na área de Operações. Em 1999, assumiu a área de Controle e Prevenção de Perdas, onde atuou até 2002. Em 2003, liderou o projeto de criação da Americanas Express, e inaugurou a primeira loja desse modelo. Em 2004, assumiu a área Financeira como Superintendente, onde permaneceu até 2007. Em 2007, liderou o processo de compra e integração da Blockbuster. Em 2009, assumiu a Diretoria Comercial e Marketing. De 2011 a 2018, atuou como Diretor Comercial na B2W Digital. Foi CEO da B2W até 2021.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é um órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, de caráter permanente, submetido à legislação e à regulamentação aplicável. Compete ao Comitê: (i) Opinar sobre a contratação e a destituição do auditor independente para a elaboração de auditoria e avaliar a sua independência; (ii) Auxiliar à administração na revisão das DFs trimestrais e anuais, bem como no processo de revisão dos controles internos e partes relacionadas; (iii) Colaborar na avaliação de risco das Companhias; e (iv) Elaborar relatório anual de suas atividades e das conclusões alcançadas.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Paulo Veiga Ferraz Pereira Presidente do Comitê e Membro Independente 05/05/2020 AGO 2022

Membro Independente do Conselho de Administração de Lojas Americanas S.A. desde abril de 2018, onde também atua como especialista financeiro, presidente do Comitê de Auditoria e Membro Independente do Comitê Ame. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ – e MBA por Harvard Business School. Entre 1996 e 1997 atuou como presidente e CEO do Banerj, tendo sido indicado para administrar e vender o Banco em seu processo de privatização. Atuou no grupo Bozano de 1982 a 2012, sendo Diretor e Vice-Presidente em diversas funções desde 1985, nas empresas financeiras do grupo. Presidente da Companhia Bozano (holding diversificada) de 2000 a 2012. Membro do Conselho de Administração e dos Comitês de Finanças e de Auditoria da Enron Group (USA) entre 1999 e 2001. Conselho consultivo da Holcim Brasil entre 2001 e 2012. Membro do Conselho de Administração da Rionegócios em 2010. Paulo também possui experiências nas áreas pública e social, tendo atuado como Conselheiro em organizações como Cruzada Menor e Associação Vencer. Membro do Conselho de Administração da Tamboro, start up na área de educação.

Fiamma Orlando Zarife Membro Independente do Comitê 10/06/2021 AGO 2022

Membro Independente do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Lojas Americanas S.A.. Mais de 20 anos de experiência profissional nos setores Digital, Telecom, Tecnologia e Advertising, atuando em frentes como estratégia, vendas e financeiro. Iniciou sua carreira na Petrobras e passou pelo Banco Boavista, antes de migrar para o setor de Telecom, onde trabalhou na ATL, Timnet.com e na Oi, onde foi responsável por comunicação e desenvolvimento de conteúdo (vídeo, música, games entre outros). Atuou como Head de serviços agregados na Claro e liderou o processo de desenvolvimento de produtos em convergência com outras empresas do grupo (Net e Embratel). Atuou como líder da área de conteúdo e serviços da Samsung. Atuou em diversas posições no Twitter, onde é country manager da operação no Brasil desde 2017.

Maria Elena Cardoso Figueira Membro Externo do Comitê 05/05/2020 AGO 2022

Membro externo do Comitê de Auditoria do Conselho de Administração de Lojas Americanas S.A a partir de maio de 2020. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), com formação SEMP (Senior Executive Management Program) pela IESE Business School – University of Navarra, MBA em Gestão do Luxo pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e formação SMP (Senior Management Program) pela IE Business School. Foi gerente de impostos na Artur Andersen de 1991 a 1999, Diretora Adjunta de Planejamento Tributário no Banco Santander Brasil entre 1999 e 2001, Diretora de Contabilidade no BBVA de 2001 a 2003, Diretora de Consultoria Tributária entre 2003 e 2004 na KPMG, Membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander de 2004 a 2012, Diretora de Projeto Corporativo e Regulação Financeira no Banco Santander Espanha entre 2012 e 2014, Membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Auditoria e Riscos do HSBC de 2014 a 2016, retornando ao Conselho Consultivo em 2017, onde permaneceu até 2018. É sócia proprietária da Figueira Consultoria Econômica desde 2014, Membro Independente do Comitê de Auditoria do Banco Santander desde 2018 e Conselheira Fiscal Suplente da CCR desde 2019. Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo IBGC. Membro da Comissão de Governança em Instituições Financeiras do IBGC. Membro do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Amcham. Associada ao Women Corporate Directors (WCD).