Desde 1940 a Lojas Americanas S.A. (B3: LAME3, LAME4) possui capital aberto, atualmente é listada na B3 – Brasil, Bolsa e Balcão no Nível I de Governança Corporativa, nível diferenciado de governança da B3.
Para que a Companhia seja listada no Nível I na B3 é necessário que ela cumpra alguns requisitos, dentre os quais destacam-se:

  • A negociação de ações ordinárias e preferenciais;
  • Concessão de 100% de Tag Along para as ações ON e PN e;
  • Mínimo de 25% de Free Float;
  • Vedação ao acúmulo dos cargos de Presidente do Conselho de Administração e Diretor presidente;

Além de cumprir com os requerimentos do Nível I a Companhia tem adotado iniciativas visando as melhores práticas de governança corporativa. A Companhia ainda conta com seis comitês em atividade para assessorar o Conselho de Administração: Comitê Ame, de Auditoria, de Finanças, Gente e Remuneração, Digital e de Sustentabilidade.
A Americanas é administrada pelo Conselho de Administração, composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 10 (dez) membros com mandato de 2 anos, e a Diretoria, composta por no mínimo 2 e no máximo 12 membros com mandato de 1 ano. Anualmente é realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO), e quando é necessária a manifestação dos acionistas, é convocada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Clique aqui e acesse o Acordo de Acionistas.